26 de novembro de 2012

Palestra do Fórum de Moda analisa o impacto do ambiente da loja nas vendas

No segundo dia da SÃO PAULO PRÊT-À-PORTER, durante o Fórum de Moda, o consultor Giovani Botarelli, da Contento Consultoria, abordou temas de extrema importância para atualização profissional de todos os lojistas: o ambiente da loja e o visual merchandising.

No início da palestra, Botarelli destacou a importância da definição de uma identidade para a consolidação de uma marca no mercado. “Identidade é aquilo que diz quem você é. Uma empresa não tem rosto, mas é necessário que se utilize de artifícios para definir e mostrar esta identidade e o ambiente e a marca são essenciais neste processo”.

Depois de pontuar que o pequeno varejo é o motor do varejo no Brasil, o consultor explicou que utilizar o Visual Merchandising de forma estratégica é vital para a sustentabilidade de uma empresa. “A função é de causar encantamento, tornando a experiência de quem compra agradável e marcante. Por isso, o cliente deve ser o foco principal. Desta forma, o resultado é simples e positivo: quem entra, fica, volta e consome mais”, afirmou.

Giovani discorreu sobre os três modelos possíveis de layout em lojas hoje – Grade, Fluxo Livre e Boutique – e frisou a necessidade da inovação constante, sem abrir mão da identidade. “Inovações podem ser bem vistas, mas uma identidade visual bem definida é a chave de sucesso para o negócio. Algumas ferramentas simples como cor, iluminação e materiais podem trazer grande inovação ao espaço, sem mudar a identidade do local”, sugeriu.

Por fim, Botarelli apresentou números que comprovam a importância do visual de uma loja. “83% da decisão de compra é influenciada pelo visual da loja. Conforto, climatização, iluminação, acessibilidade e lugares para sentar no espaço aumentam em 80% as chances de venda. Ainda, a decoração criativa, seja na vitrine ou no layout da loja, faz com que 90% dos transeuntes parem para ver a loja”, finalizou o consultor.

https://www.saopaulopretaporter.com/noticias/ler/palestra-do-forum-de-moda-analisa-o-impacto-do-ambiente-da-loja-nas-vendas