26 de novembro de 2012

O aplicativo que economiza tempo e agrega facilidades aos estilistas

Roberta Weid tem muita história para contar. A designer gaúcha é idealizadora do aplicativo Pret-a-Template, que facilita o desenho de roupas, calçados e acessórios, e abriu o ciclo de palestras da Maratona MUDE, no dia 27 de setembro, em Porto Alegre/RS.

Antes de chegar à criação do projeto lançado em abril deste ano e que, em apenas um mês, alcançou mais de 2 mil downloads na App Store, a jovem relatou sua experiência em uma das mais famosas grifes italianas, a Dolce & Gabbana. Com passagem pelo setor de design gráfico e participação no desenvolvimento da linha da marca em parceria com a cantora Kylie Minogue, colheu valiosos desafios entre os anos de 2010 e 2011.

Quando retornou, a oportunidade em solo nacional foi lecionar sobre desenho de moda. E foi no dia a dia das aulas que a luz para o que viria a ser o Pret-a-Template acendeu.  “Depois de desenhar muitos croquis à mão, percebi que a tecnologia poderia agilizar os processos. Foi então que veio a ideia de um aplicativo para templates apropriados para o vestuário feminino, masculino, infantil, baby, maternity e pet”, contou. Também estão disponíveis desenhos-base de chinelos, sapatos de salto e bolsa.

Com o projeto em mente, Roberta buscou os parceiros para a programação da tecnologia e também equipe especializada em fotografia de moda para ilustrar, de forma objetiva, do que se tratava seu empreendimento.  Uma nova fase do recente, mas já famoso aplicativo, foi sua divulgação na semana de moda de Nova Iorque, nos Estados Unidos.

Ferramentas
Gratuito, o caderno digital e intuitivo está em constante aperfeiçoamento. O usuário do Pret-a-Template, além de substituir as incontáveis folhas de papel por uma tela, tem a sua disposição, por meio de simples e rápidos toques em seu iPad, um banco de estampas, espaço para fotos inspiradoras, zoom qualificado, ferramentas para alinhamento de botões, linhas de costura, borracha, tesoura, a possibilidade de duplicar peças e inúmeras colorações. “São recursos que visam a perfeição exigida no desenho de moda”, sintetiza a idealizadora.

Para quem ainda prefere rabiscar no papel, os templates estão disponíveis em PDF para impressão.

Vídeo do projeto:
http://www.youtube.com/watch?v=1iJazlYJSBA

https://www.saopaulopretaporter.com/noticias/ler/o-aplicativo-que-economiza-tempo-e-agrega-facilidades-aos-estilistas