26 de novembro de 2012

Fórum de Moda revela as tendências para o verão 2015-2016 apontadas pela UseFashion

No verão de 2015/2016, a mulher vai vestir roupas que resultam de uma interpretação contemporânea da feminilidade, com formas ousadas e um discreto toque de sensualidade. As peças vão propor uma ‘lady delicada’, mas também convicta de seu papel na sociedade moderna, em que cada vez mais assume posições de destaque e ganha poder.

As tendências que vão inspirar o trabalho criativo dos estilistas brasileiros para o próximo verão estiveram em pauta na palestra Verão 2015/2016 - principais direcionamentos criativos (mercados feminino e masculino), da diretora de pesquisa do Sistema UseFashion, Patrícia Souza, no Fórum de Moda São Paulo Prêt-à-Porter que será realizado até 14 de janeiro. Confira a programação

Segundo a especialista, uma das principais inspirações para as coleções vem dos anos 1960, mas as peças clássicas terão conceito de atualidade. “Cintura marcada, cortes evasês e decotes discretos, por exemplo, complementarão o look da nova mulher, que sabe o que quer para si e aonde quer chegar”, disse. Tecidos leves, rendas e tons pastel caracterizarão as peças, como vestidos acinturados, top croppeds e saias lápis, além das camisas clássicas e das camisas delicadas.

De Simone de Beauvouir a Emma Watson, o movimento feminista se renovou. Os traços da evolução têm presença em todas as inspirações e criações, como blazers alongados, calças culote, colete e macacão que estarão em evidência. A Boemia também serve de referência, assim como o movimento hippie, a era disco e a era folk. Com eles, a liberdade de movimento e o conforto são propostos em diferentes formas e materiais, como tecidos leves, estampas florais e rendas aplicadas a diversos materiais.

A praticidade urbana ganha novos contornos com a utilização de elementos do universo militar, como maxibolsos, cortes retos e grandes botões. Da mesma forma, o esporte influencia a moda para uso diário, mas sempre com elegância. Os materiais leves, as formas geométricas e as colagens garantem, ao mesmo tempo, liberdade e sofisticação. As conhecidas T-shirts voltarão com força às ruas, juntamente com o top cropped e o suéter. O vestido misturará materiais e tecidos leves.

Para o público masculino, o verão de 2016 também sinaliza boas novidades. Blazers com mangas curtas, peças amplas, como blusas, e coletes são algumas das indicações mais evidentes que deixarão o homem mais elegante. O universo militar também servirá de inspiração para as coleções masculinas. Maxibolsos, bermudas, camisas com bolsos e conjuntos chegarão às ruas. “Assim como para as mulheres, a proposta é a funcionalidade das peças”, disse Patrícia.

Segundo a diretora do Sistema Use Fashion, as diferentes tendências para o verão 2015-2016 permitem que cada criador ou lojista escolha as propostas mais adequadas ao seu público e as desenvolva ou compre a seu modo. “Para compreender e se dar bem no mercado de moda, é preciso interpretar as diferentes tendências, os diferentes comportamentos de consumo e as características do mercado em que atua. Cada um deve fazer a sua leitura e atender às necessidades do seu público alvo, o que é o mais importante”, conclui.

https://www.saopaulopretaporter.com/noticias/ler/forum-de-moda-revela-as-tendencias-para-o-verao-2015-2016-apontadas-pela-usefashion