26 de novembro de 2012

Design & Moda: como o comportamento cultural gera inovação do varejo

Especialista multimídia, Vlad Iglesias explicou, durante o Fórum São Paulo Prêt-à-Porter 2019, como que o comportamento cultural está provocando uma revolução no Marketing. Novas regras estão sendo colocadas em jogo, sendo que a relevância de temas abordados é a alma do negócio. "Com a Internet cada um hoje é gerador de conteúdo, que influencia na decisão de consumo", detalha Iglesias.

De acordo com especialista, não estamos falando apenas das gerações Y e Z, mas também a chamada geração X , pessoas nascidas entre 1961 e 1981. Vale mencionar as estratégias usando "transmidia storytelling” (técnica de contar uma estória em multiplataformas) fundamentada no "design thinking” (processo que combina empatia, criatividade e racionalidade para atender as necessidades de usuários criando soluções inovadoras). Com esse repertório, avalia-se as melhores possibilidades de estratégias comerciais para conquistar a atenção do consumidor, que está cada vez mais multifacetado em multiplataformas de comunicação.  

Alguns cases foram apresentados como uma vitrine totalmente em 3D, em que os totens de exposição são iluminados de formas e cores diferentes, dando a impressão de movimento e profundidade. Outra iniciativa de sucesso foi um programa de benefícios que a Unilever realizou, formando um clube de consumidores. 

O palestrante citou também o filme “O amor e outras drogas”, que, segundo ele, foi praticamente uma propaganda de comprimidos contra a disfunção erétil, que teve uma alta de vendas após o lançamento. Outro case, segundo o profissional, diz respeito ao F-Commerce (lojas dentro do Facebook) e o T-Commerce (lojas dentro do Twitter). As empresas que aderiram a essa novidade têm obtido excelentes resultados. Concluindo, Iglesias advertiu que a inovação envolve inúmeros riscos e quem opta por ela tem que estar preparado para tal. 

https://www.saopaulopretaporter.com/noticias/ler/design-moda-como-o-comportamento-cultural-gera-inovacao-do-varejo