JEFF MACHADO
Especialista em visual merchandising, produtor e diretor artístico
As vitrines de primavera são montadas depois da mudança de coleção que acontece após a liquidação de inverno e apresenta uma prévia das novidades do verão. Há quem produza a vitrine de primavera já em agosto como a própria vitrine de lançamento. E tem quem faça da vitrine de primavera a alternativa entre o momento de chegada de novas peças - com sua vitrine de acordo com as tendências de visual merchandising em coerência com a identidade da loja e os produtos comprados para venda - e o momento natalino que cada vez chega mais cedo ao comércio.
Isto significa que a vitrine de primavera estrategicamente precisa ser montada entre a segunda semana de agosto, caso não se tenha uma vitrine específica para lançamento, até a segunda semana de outubro, caso deseja-se que a decoração dure um mês, porque na segunda semana de novembro sua vitrine de natal já deverá estar montada e o cronograma de manutenção dela também. Como assim cronograma de manutenção?
Sim, a loja não vai investir em dois ou mais projetos de decoração. O que se faz é uma super vitrine de Natal, impactante, digna de ser admirada e celebrada no momento mais feliz do ano. E como sua vitrine de natal chamará muita atenção e a estrutura de decoração será a mesma, deve-se alternar semanalmente os produtos expostos e pequenas modificações se possível. Não deixe sua vitrine de Natal parecer a mesma coisa!
Mas vamos voltar para o momento que é a vitrine que antecede o Natal. Pois bem, se a vitrine de Natal deve ser a mais poderosa do ano, a vitrine de primavera tem uma missão: apresentar a coleção sem mostrar tudo e fugir do clichê estampas florais e flores artificiais. Nada contra, mas com certeza alguma loja vizinha o fará, e a sua loja precisa ser autêntica, cativante, estilosa e, sobretudo, criativa.
Vem comigo:
12 Dicas para vitrines de primavera
1. Conheça sua loja, saiba quem ela é de verdade e através de sua identidade diferencie o que realmente poderá agregar valor ao seu produto se usado na decoração de sua vitrine e ambientes internos;
2. Siga a Pantone para identificar as cores da estação antes de começar seu processo de criação e confecção da vitrine;
3. Proibido preto, marrom, cinza e azul marinho;
4. Foi o tempo em que manequins pretos, foscos ou brilhosos, eram atemporais, hoje eles não combinam com Primavera;
5. Se não será usado flores, use folhas verdes, faça com que as flores sejam os seus produtos, que as cores e o ponto de luz sejam suas peças;
6. Pare de regar apenas seu jardim. Existe um mundo a ser descoberto. Que tal investir em novos temas como piquenique, caminhada no parque, passeio de bicicleta, biblioteca romântica, banho de ervas, camarim;
7. Aposte em bicicletas, balões, cataventos, máquinas fotográficas, cestos, borboletas, banheiras, vidros, perfumes, máquinas fotográficas, vitrolas, violões, arabescos, molduras, livros;
8. Tecidos leves podem fazer parte de uma vitrine chic;
9. Madeira natural ou com verniz é sempre bem-vinda, desde que não seja muito escura. Na cor branco fosco não tem erro.
10. Esqueça por um tempo os caixotes de feira, tá todo mundo usando;
11. Já pensou em expor bolsas e sapatos de uma maneira inusitada? Experimente, eles sempre podem, roupas nem sempre!
12. Se ficar em dúvida sobre colocar algo ou não, a palavra de ordem da primavera é sensibilidade. O frio foi embora, é hora de prepara-se para o retorno do sol, admirar as flores e sair de casa para viver a vida!
* Jeff Machado é jornalista, produtor e diretor artístico formado pela Faculdade da Cidade do Rio de Janeiro e Pós-Graduado em Cinema pela Fundação Getúlio Vargas-RJ. Fez curso de interpretação com Camila Amado e trabalhou com agenciamento artístico, assessoria de imprensa, marketing, compra de coleções, cenografia, vitrinismo, desfiles, criação e produção de campanhas de moda.
E-mail: jeff@jeffmachado.com.br