No último dia das feiras Couromoda e São Paulo Prêt-à-Porter, o consultor e professor de marketing digital, Fernando Souza, subiu ao palco do Fórum para falar sobre os influenciadores de moda no Instagram e como eles podem auxiliar na divulgação e promoção das marcas e o retorno financeiro que trabalhar com estes novos profissionais pode trazer. “O grande ponto e a mudança do mercado da moda tem a ver com o influenciador ser a nova revista, o novo portal. A gente devia estar olhando o influenciador como um grande veículo de comunicação, que tem o poder de falar com as pessoas de uma maneira mais próxima e humana”. Neste tom, Fernando deu início à sua palestra.
O professor e consultor alertou a plateia sobre como direcionar os gastos aplicados neste tipo de trabalho. “O que a gente vê de 'problema' no mundo da moda é que as pessoas acabam olhando o influenciador como um modelo, um rostinho bonito ou, eventualmente, com uma função técnica. Usar o influenciador como uma figura pública ou como um garoto propaganda fica muito caro porque se paga um cachê como se fosse um veículo, mas para tirar uma foto da pessoa, e não se usa o real potencial de influência que ele tem”.
Valor investido e retorno
Um ponto que prendeu a atenção dos presentes foi o retorno sobre o valor investido. “Se trabalhado certo, tem muita diferença e muito retorno. Se a gente for comparar o custo por usuário de uma inserção em uma das poucas revistas que sobraram de moda e um influenciador, a conta pende muito para a segunda opção. Muitas vezes, com o influenciador você chega em mais gente, com proximidade e com um custo mais baixo”.
Fernando relata visualizar dois posicionamentos mais evidentes nos lojistas de moda. “Alguns se posicionam de uma maneira propositiva de querer entender mais sobre esta nova realidade.Outros querem correr atrás do prejuízo e buscam fazer porque todos os concorrentes já estão fazendo. Os primeiros, normalmente, têm resultados mais bacanas”.
Pelo terceiro ano presente no Palco do Fórum, o professor e consultor enaltece a possibilidade de alcançar, no mesmo lugar, pessoas de diferentes lugares. “Já estive aqui outros anos e é sempre um prazer estar no evento. Um evento grande como esse para dá a chance de levar a informação e o diálogo para outros locais, cidades e estados para onde nem sempre conseguimos viajar. Assim, aproveitamos que estão todos aqui”, concluí.