Uma das grandes novidades dessa edição da São Paulo Prêt-à-Porter, que acontece no Expo Center Norte até quinta-feira, é o espaço para Novos Criadores que valoriza o trabalho de jovens empreendedores da moda.
Meline Moumdijian fez a curadoria e trouxe para o espaço marcas de roupas que valorizam a diversidade.
De acordo com a profissional a moda hoje diz respeito a comportamento e essa é a questão em foco, que é contemplada por esses novos designers.
Diego Fávaro, paranaense criado em São Paulo, está no mercado há cinco anos. Inicialmente produzia camisetas e, ao longo desse tempo ampliou seu mix de produtos, primeiro com peças streetwear em brim e sarja, há três temporadas introduziu os acessórios.
Com roupas feitas por encomenda, as peças trazem sempre dizeres interessantes (“This air is for you and me”, por exemplo), de forma que o consumidor se comunique por meio das roupas. São peças agêneros como calças, tops, casacos e vestidos.
Nessa última coleção seu tema foi “Superação” e trabalhou cores neutras como off white, preto, verde militar e marrom. Atualmente sua vitrine são as redes sociais (@difavaro e facebook.com/diegofavarostore) e as vendas efetuadas por meio de site: www.diegofavarostore.com Fávaro destaca os contatos especialmente para parcerias como resultado positivo dos dois primeiros dias de feira.
Já a Kaone Moda Praia, de Erika Monteiro, tem como proposta fazer moda praia para pessoas reais, o que significa maiôs e biquínis que vestem números do 40 ao 60. Com fabricação própria, a marca, que existe há um ano e meio vende via e-commerce, tanto para atacado como para o varejo.
O cuidado na modelagem e na alta qualidade do tecido faz parte do trabalho da designer que se preocupa com sua cliente a ponto de desenvolver um maiô com uma saída de praia acoplada que pode ser revertida num detalhe charmoso amarrando-a lateralmente quando se quer tomar sol.
Ao ir para o mar, caso não se sinta confortável, basta soltar a sobressaia, que disfarça pontos indesejados. Complementam a coleção cangas-toalha e uma linha de bolsas. Os contatos com possíveis compradores e o feed back positivo dos visitantes fez sua participação no evento completamente satisfatória. www.kaone.com.br
A FCKT, de Everton Moreira, de São Paulo, tem todo um conceito de sustentabilidade e consciência ecológica norteando seu trabalho. O gênero e atemporais, as peças são confeccionadas com tecidos disponíveis nas lojas e não encomendados.
As tags e sacos plásticos são reaproveitados e a numeração corresponde a pessoas reais, independentemente da idade. “Lançamos um olhar contemplando toda a cadeia, do tecido ao consumidor final, que conta com preços bem acessíveis”, justifica Paula Constant, responsável pelo marketing.
Moreira agradece a oportunidade de participar do evento onde tem feito excelentes contatos e têm tido um ótimo feed back. As vendas são efetuadas apenas no varejo, na loja do Bom Retiro em São Paulo ou via site. O nome escolhido para a marca está ligado ao fato de não se preocupar com a opinião alheia, de se estar bem dentro do próprio corpo, sentindo bem estar. Vale uma visita ao site: www.fckt.com.br