página inicial | voltar
arquivo
27/03/2013

WGSN tendências inverno 2014/2015


Enquanto as temperaturas começam a cair nas regiões Sul e Sudeste anunciando o começo do outono 2013, o portal WGSN, especializado em tendências de comportamento e moda, apresenta os macrotemas do inverno 2014/2015.

Segundo o WGSN, as próximas temporadas serão influenciadas pelo conceito de Evolution que se desenrola em três macrotendências: Modern Myth, Industrial Revolution e Rendering Reality.

 
Modern Myth: se revela como uma fusão entre o leste e o oeste. Os consumidores que se identificam nessa temática são os chamados sonhadores, que apelam para o escapismo frente às dificuldades do mundo moderno. Histórias alternativas, como Game of Thrones, exemplificam a temática.

Na moda, o conceito surge retratado por meio do uso de figuras mitológicas em bordados sobre tecidos tradicionais. As culturas se mesclam sem diferenciação.
  Industrial Revolution: tendência que dialoga com a ideia de "Do It Yourself". O uso de impressoras 3Ds e a disseminação no uso das máquinas pede uma reavaliação existencial do ser humano. O que vamos fazer agora? As máquinas nos substituíram, mas nós nos reinventamos.

Na prática, as peças valorizam a customização, criando bolsos de acordo com a necessidade. A fórmula da paleta de cores é misturar cores fortes como "vermelho sangue" com tons claros e pastel.

 

Rendering Reality: dialoga com a dependência do homem em relação aos gadgets, celulares, computadores, etc. Os consumidores que mais se identificam com esta tendência são os Data Believers.

Quando o assunto é moda, o uso de camadas é a base da tendência para misturar a paleta de cores. O consumidor ama as marcas tradicionais e o clássico se mistura com o original.

As marcas vão atender esse público com lojas conectas que dispensam os vendedores comuns ou e-commerce que precisa transmitir a sensação do produto. Vale tudo o que mistura as realidades.